segunda-feira, 30 de abril de 2018

Atiividade 12 ET Filosofia

Creio que a importância da  linguagem na psicanálise está situado mais na comunicação entre o investigador e o investigado, uma  forma de se manifestar e de transmitir aquilo que sentimos, desejamos , pensamos, fantasiamos.
Através  dessa  linguagem, a psicanálise investiga a mente, o consciente e o inconsciente os sonhos os desejos, a cultura,  o (conjunto estrutural do aparelho psíquico),eles representam o real, simbólico e o imaginário, Lacan afirma que “o inconsciente é estruturado como linguagem”.
No entanto mais importante que a fala, creio que a ordenação dos  pensamentos, como o sujeito se situa entre a ética e o desejo, desvendar o real oculto no inconsciente.
Lacan  em termos teóricos indica um retorno a Freud,onde paradigma teórico de Lacan esta na cultura na forma de linguagem, a teoria linguista , onde lança as bases de pensamento psicanálise.
No final de 1975, Lacan juntamente com filósofos do circulo da ciência em Viena, buscam uma linguagem científica e universal, e faz referencia a Freire e Wittgenstein.
Além da lógica, ele desenvolve a topologia Lacaniana, onde utiliza as relações lógicas com determinados elementos que nos ajuda a compreender a psicanálise em termos de teoria os “Nós” representados em três círculos , para nos ensinar a trabalhar com os três conceitos da psicanálise , o Simbólico, o Real  o Imaginário, e como se relacionam em relação ao sujeito  do inconsciente.