quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018




Autor:                           
Francisco Verardi Bocca

Instituição
Universidade Federal do Espirito Santo

Sigla da instituição
UFES Vitória – 2017


País da instituição
Brasil;

Instituto/Departamento
 PAIXÕES E PSICANÁLISE

Idioma
 pt_BR;

Título
 Dimensões modernas da natureza humana


Resumo atividade 14
Freud desenvolveu especulações teóricas apoiado em uma mecânica de estímulos produzindo uma concepção do psiquismo segundo o modelo das ciências naturais.
A busca pelo não sofrimento: a classificação dos neurônios e a funcionalidade de cada grupo; o transporte de informações entre os neurônios.
Freud e Josef Breuer, publicaram um estudo, (histerismo é um forte descontrole emocional), sustentando que o sujeito histérico, em estado hipnótico, volta à origem do trauma, salientado pontos que geraram a doença durante sua vida e que estão ocultos, buscam a causa do mal e, em uma espécie de cartase, se liberta do distúrbio. Tem início a Teoria Psicanalítica, que depois Freud desenvolveria outros escritos que possibilitou a filiação de Freud, ao estatuto das Ciências Naturais.
Freud  argumenta que um enfoque quantitativo e qualitativo as articulações entre as noções de qualidades psíquicas, quantidades de estímulos e princípios operacionais do sistema nervoso e  considera a consciência nesse aspecto qualitativo, admitindo a urgencia de sensações conscientes. Freud  defende que a noção de prazer é um estatuto particular na teoria sobre a vida passional do homem, atribuindo-lhe uma consideração negativa ao encarar todos os estímulos recebidos pelos neurônios como fontes de desprazer para o aparelho psíquico.





  atividade 12 

Autor:                           
Francisco Verardi Bocca

Instituição
Universidade Federal do Espirito Santo

Sigla da instituição
UFES Vitória – 2017


País da instituição
Brasil;

Instituto/Departamento
 PAIXÕES E PSICANÁLISE

Idioma
 pt_BR;

Título
 Dimensões modernas da natureza humana


Resumo
Freud introduziu no Projeto um tópico dedicado à dor e dele retirou consequências, que estaria relacionado um tipo de acometimento inconveniente e falho no funcionamento do sistema nervoso, uma vez que consistiria em uma invasão por grandes quantidades de excitação que não foram evitadas pelos órgãos sensoriais.
Freud recua à condição mais primitiva o papel do desprazer no psiquismo como agente motivador.
A tese foi possível pensar o desprazer, e mesmo a dor, como fatores que põem tanto phi como psi em movimento, pois estimulam o sistema ao cumprimento de sua inclinação primária na medida em que toda excitação sensorial é produtora de desprazer , ela tende para a dor proporcionalmente ao aumento da quantidade de estímulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário